A ATDL iniciou suas
atividades em 1961...

Quando os irmãos Motoki Siraichi (in memorian) e Takeshi Shiraishi, vindos da cidade de Tupã-SP para Maringá-PR, tinham o sonho de trabalhar o seu próprio negócio.

O sonho começou a se realizar quando, inicialmente, uma pequena oficina mecânica na rua Santos Dumont nasceu.

Dois anos depois, toda a família veio a Maringá.

Os outros irmãos mais novos - Julio Issamu Shiraishi e Massayoshi Siraichi, chegaram para reforçar a equipe de trabalho na oficina mecânica.

No início, as coisas eram difíceis.

Trabalhava-se muito em troca de pouco rendimento...

A persistência com foco no trabalho, porém, foi atributo essencial para o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Dedicação, seriedade e o espírito empreendedor da equipe fomentaram a aquisição, em 1968, o primeiro caminhão, já visando o transporte de cargas.

Foto antiga que nos traz muita saudade...

Aqui, a família já trabalhava a venda de peças para caminhões.

Em 1964 a ATDL se mudou para a avenida Colombo.

Novas instalações trouxeram à família um novo horizonte.

Novos projetos se desenhavam para os negócios da família Siraichi. 

O filho mais velho em busca de conhecimento técnico.

A ampliação da estrutura era fruto de investimento em capacitação.
Treinamento é essencial.

Sempre foi!

No início da década de 80 a ATDL se mudou para a rodovia BR 376 saída para Sarandi, sede atual.

Os desafios enfrentados pela família, foram vencidos com perseverança, união e crença no resultado do trabalho que a transformou, ao longo dos anos, em um forte grupo empresarial.

Um pouco mais da nossa história

Histórico de Expansões

Neste período, as EMPRESAS ATDL já haviam alcançado um novo patamar e, na década de 80, experimentou um crescimento importante. Com o passar dos anos, aglutinamos à atividade inicial, outras que vieram completar e “fechar o cerco” visando melhorar o atendimento ao cliente ATDL, oferecendo a ele o que de melhor o MERCADO poderia proporcionar.

As EMPRESAS ATDL, no início dos ANOS 90, já contava com 04 empresas, assim distribuidas:

  •  AUTO TÉCNICA DIESEL LTDA (comércio varejista e atacadista de peças para autos, com oficina mecânica) – Esta empresa não tem filiais;
  • ATDL TRANSP RODOV LTDA (transporte rodoviário de cargas líquidas, frigorificadas e a granel) – A transportadora do grupo têm filiais nos Estados de São Paulo (sede própria), Mato Grosso do Sul e Goiás;
  • ATDL DISTRIB IMPLEM RODOV LTDA (Distribuição dos produtos RANDON) – Esta empresa tem uma filial em Maringá mesmo, atuando na revenda de pneus (BRIDGESTONE FIRESTONE);
  • M. SIRAICHI & CIA LTDA (rede de 03 postos de combustíveis em Maringá – PR).
Estrutura de decisão (poderes – alçada)

A estruturação das decisões se subordina à DIRETORIA, formada por 04 membros, para a resolução de problemas ou propostas de alto valor. 

O dia-a-dia, entretanto, caminha com uma distribuição de funções. Cada um dos 04 membros é responsável por uma área de atuação no GRUPO ATDL.

EXECUTIVO PRINCIPAL: MASSAYOSHI SIRAICHI.

Processo comercial / industrial

Quantidade de funcionários: Os 470 funcionários (1985), chegaram, no período áureo do GRUPO EMPRESARIAL, a 700 funcionários.

A folha de pagamento saltaria de R$. 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais) para perto de R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais).

Com um histórico de baixa rotatividade, as EMPRESAS ATDL atravessavam seus tempos de glória...

Quadro funcional

O processo de compra, era centralizado. Havia, no entanto, uma equipe específica que cuidava das “COMPRAS NA PRAÇA”, e um PROFISSIONAL ESPECÍFICO para as COMPRAS EXTERNAS.

Por fim, quando o valor da compra ultrapassava um valor “X”,  considerado alto, o pedido era aprovado pelo nosso EXECUTIVO PRINCIPAL.

O giro de estoque era baixo. Girava pouco. Esta era uma das situações de difícil trato que, àquela época, já demonstravam a baixa mobilidade que tínhamos para solucionar problemas que estavam “encobertos” por uma “nuvem de sucesso”, que nos fazia “ignorar” certos aspectos do PROCESSO DE GESTÃO EFICAZ.

Tínhamos um parque de máquinas que atendia às exigências de mercado, com o devido acompanhamento para a sua evolução. Para tanto, nossos gestores participavam de visitas à FEIRAS, nacionais e internacionais, visando, obviamente, oferecer ao cliente ATDL o que de melhor existe em nossa área de atuação.

A nossa área de informática está trabalhando arduamente no sentido de disponibilizar aos colaboradores ATDL as ferramentas necessárias para que o vendedor pudesse, com tranquilidade, atender seus clientes com maior conforto e segurança.

Os períodos de sazonalidade a que estávamos sujeitos eram os mesmos da atividade do transporte rodoviário.

Isto porque nossa área de atividade girava em torno deste ramo de atuação. Senão vejamos: revenda de combustíveis, carretas, 3. Eixos, autopeças, pneus, oficina mecânica e o transporte rodoviário de cargas ...

Nossos concorrentes, em todos os segmentos de nossa atividade comercial estavam estruturados. Estávamos, todavia, preparados para enfrentá-los, com decência, honestidade e competência.

Nossos níveis de inadimplência, há época eram consideráveis. Mais um indicador que ficava sem o tratamento gerencial adequado e se perdia sob a névoa dos bons resultados que as EMPRESAS ATDL, como um todo, apresentavam.

Mas esse não é o final da nossa história...
Na verdade isso foi a oportunidade para o nosso recomeço!